O traço é firme. A
vontade também. Ela quer escrever letrinhas em bastão. Mas, ela só tem quatro
anos.
No magistério do ensino fundamental, nas boas escolas
públicas da periferia do Rio de Janeiro, alunos meus repetiam 5, 6 vezes o
prato oferecido na merenda: peixe, dobradinha, galinha com arroz, salsicha com
macarrão e ovo cozido, sopa de feijão. Para eles, essa merenda significava o
único alimento durante todo o dia. O primeiro ano era aos 7 anos, o segundo,
aos 8, o terceiro, aos 9. Àquela época, as escolas públicas eram qualitativamente
melhores do que as particulares. Todos os seus professores eram concursados desde
o Curso Normal (2 mil vagas, para 12/13 mil candidatos). Para esses, conhecendo
a realidade de estrema pobreza, indicava três linhas de uma cópia de qualquer papel
que tivessem em casa, ou achado na rua (jornal, revista, papel do embrulho),
como tarefa de casa. Nunca fui de exigir absurdos que lhes transtornariam suas
já tão difíceis vidas.
Recentemente, o ensino fundamental obrigatório passou para
nove anos; tem início aos quatro. Anteciparam o ingresso obrigatório à escola.
Com quatro anos, nossas crianças são obrigadas a se matricularem no ensino
fundamental, quase bebês. E, o que fez a escola? Nada! Não preparou-se para
essa demanda. Adiantou o currículo; colocaram-nas enfileiradas em cadeira, para
prestarem atenção à aula medieval que uma recém pedagoga lhes ministrará:
A,B,C; 1, 2, 3...no mais absoluto silêncio.
Quando vejo esse ser, cujo destino está traçado para além
das estrelas, desenhando, com suas gordas mãozinhas, letras (que o computador já
faz), trazidas como tarefa de casa, invadindo seu precioso tempo de ser inteira,
brincar, viver, imagino que cada traço que lhe foi proposto executar está lhe
roubando tempo de sua vida recém-iniciada. Imagino que essas frações de segundos
consumidas pela ampulheta do tempo, inexoravelmente, nunca mais lhe serão
restituídas. E, dói.
A escola envelheceu arrogantemente; é uma senhora caduca,
emburrecida e cruel. Teima em manter suas práticas anacrônicas e supérfluas.
Tratam sua clientela (preferencialmente, os pais) sem qualquer vontade de se renovar. Novas e velhas doenças (TDH; TBP, depressão, anorexia, pânico,
medo, terror noturno), vão surgindo, silenciosamente. A criança apenada.
Na verdade, a escola se perdeu,
moribunda, NÂO soube (não sabe; não pode) aproveitar esse primeiro e segundo anos
obrigatórios oferecidos para os pequenos de quatro, cinco anos. Essas crianças não precisam de letramento. Precisam
da leitura de mundo. Precisam do mergulho em seu rico e incomparável ecossistema
semiótico, expressá-lo em suas falas; seus desenhos, suas bugigangas de sucata,
seus leguinhos,
seus super heróis, seus brinquedos e brincadeiras, e conversas com os seus
pais, irmãos, vizinhos; professores, coleguinhas; correlacionar filmes, desenhos
com a própria vida, entender seu papel em seu meio familiar, depois na sua
família ampliada, enfim, tomar conta da sua vida, na qual a escola é e sempre
será, apenas, complementar.
Tarefas de casa são recursos para agradar aos pais do
conceito equivocado, ultrapassado, e, que, por sua vez, precisam ser
orientados. Não cabe mais no mundo do tablete, da comunicação online, do
Google, documentários maravilhosos. É preciso mais do que nunca compreender que
o tempo da criança é agora; cada minuto roubado é estelionato, é furto de um
tempo precioso irrecuperável.
Contenha-se escola! Repactualize suas velhas e ultrapassadas
didáticas. Desarrume esse quadrado medieval. Pergunte o que seu aluno fez de
legal, sente no chão, pedagoga, troque ideias com os coleguinhas, converse
sobre sua família, como foi seu dia, o que aconteceu de bom, também com você. O
mundo dessas crianças será incomparavelmente diferente do que o Enem, você,
escola - por incompetêcia, preguiça, e lucratividade - imaginam. Ninguém sabe!
Cada vez que minha
menina de quatro anos, busca sua lapiseira, abre seu livro e começa a tracejar
o “A”, penso, penalizada, no precioso escoar da ampulheta a lhe roubar a preciosidade
do seu tempo. Não precisamos só de Educação, mas, de uma Educação que valha a
pena viver e transformar.
Maria Angela Coelho
Mirault
Professora, Doutora e Mestre
em Comunicação e Semiótica/ Signo e ignificação das Mídias
Campo Grande, 25 de
abril de 2018
Publicado, dia 27.04.2018, jornal Correio do Estado. Campo Grande, MS.
Publicado, dia 27.04.2018, jornal Correio do Estado. Campo Grande, MS.
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