quinta-feira, 12 de junho de 2008

TRAÇANDO EIXOS PARA ALIANÇA PELA INFÂNCIA

A hora é agora: a criança tem pressa

Ontem, dia 11, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reuniram-se integrantes do Equipe Gestora do Núcleo Regional da Aliança pela Infância de Mato Grosso do Sul, visando traçar os eixos de atuação da Aliança, em nossa realidade. Na ocasião, apontaram-se necessidades prementes e locais que serão alvo de atuação dessa rede. São elas: (1) O direito de ser criança; (2) Escolarização precoce; (3) A nutriçao da Infância; (4) A importância do brincar; (5) As múltiplas linguagens da criança; (6) O impactos da mídia no desenvolvimento da criança; (7) A formação do profissional da infância.
Delinearam-se, ainda, algumas ações que terão a iniciativa e o apoio da Aliança. Dentre elas, a promoção de palestras – já disponíveis, para quem se interessar pelos temas. São elas: (1) O direito de se criança e (2) Para onde vai a educação da criança sul-mato-grossense, pela professora, doutora em Educação, Angela Maria Costa - Chefe do Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (3) A formação do profissional da infância, pela professora, doutora em Educação, Regina Aparecida Marques de Souza - Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (4) A importância do brincar, pela professora, doutora em Educação, Jucimara Rojas, do Curso de Pedagogia da UFMS; (5) A vitimização da infância pela mídia, pela doutora em Comunicação, Maria Angela Coelho Mirault.
Uma prioridade urgentíssima já está em crescente andamento. Trata-se do encaminhamento de ação junto ao Ministério Público em prol da revogação da liminar inconstitucional em vigor em nosso Estado, promovendo o ingresso de crianças aos cinco anos no ensino fundamental. O assunto é uma prioridade de debate e luta do Núcleo Regional da Aliança, que já se movimenta com mais de 800 assinaturas já colhidas em todo os municípios do Estado, e, brevemente, seguirá os caminhos legais da petição.
Projeta-se, ainda, o Movimento de Invasão das Crianças nos Espaços Públicos, em comemoração ao Dia da Criança, em outubro próximo.
A criação do Núcleo em Ribas do Rio Pardo entusiasmou a todos os presentes.
É como se pronunciou, a idealizadora da criação do Núcleo Regional da Aliança pela Infância, Dra. Angela Maria Costa, na Câmara de Vereadores de Campo Grande: "A Aliança foi trazida para Mato Grosso do Sul e vai atuar, em todas as instâncias em que o direito de ser criança seja usurpado, desse período tão importante da vida humana".
FONTE: planee.midiaalternativa@gmail.com

Nenhum comentário: